Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar - São Carlos

Curso pré-vestibular noturno para jovens e adultos em São Carlos.

Nossos cursos

Voltar

Cursos oferecidos pelo cursinho UFSCar de São Carlos


O cursinho pré-vestibular da UFSCar - São Carlos abre, periodicamente, vagas para diferentes modalidades de curso preparatórios para o ingresso no ensino superior. Siga nosso site e nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para acompanhar as divulgações dos próximos processos seletivos.

Como diferenciais, o nosso curso possui a interação direta dos estudantes com alunos de cursos de graduação da UFSCar e, ainda, um conjunto de disciplinas inovadoras, de Ciências Humanas que, de maneira geral, não existem nos outros cursinhos.  Essas disciplinas são Africanidades, Ambiente e Sociedade, Diversidade Sociocultural, Filosofia e Sociologia, que contribuem para o melhor desempenho na resolução de questões de Humanidades e Linguagens e abordam conteúdos privilegiados para a redação. Além disso, nestas disciplinas e em outras, procuramos garantir a abordagem de conteúdos fundamentais também para o exercício crítico da cidadania, tais como aqueles relacionados: aos problemas ambientais e suas relações com problemas sociais e econômicos; às diferentes formas de desigualdades e de discriminação presentes em nossa sociedade, como as discriminações por cor, raça ou etnia, de gênero, de orientação sexual, de classe social, de religião etc.



Modalidades de cursos:
Curso Extensivo: Este é o cursinho que você já conhece, com duração de um ano letivo, que, tradicionalmente, é chamado de Curso Extensivo.  Este curso prepara os(as) estudantes para as provas do ENEM e dos vestibulares para ingresso na USP (Fuvest), UNESP e UNICAMP (universidades públicas e gratuitas do estado de São Paulo). Para isso, a programação de conteúdos e as competências exigidas no ENEM e nos outros vestibulares são abordadas nas disciplinas tradicionais das áreas de Ciências da Natureza e Matemática e das áreas de Ciências Humanas e Linguagens.

Curso Semi-extensivo: Nessa modalidade de curso, com duração de 4 meses (normalmente, de agosto a novembro), também há a preparação dos(as) estudantes para as provas do ENEM e dos vestibulares para ingresso na USP (Fuvest), UNESP e UNICAMP (universidades públicas e gratuitas do estado de São Paulo), com as mesmas disciplinas do curso extensivo, porém com os conteúdos concentrados.

Curso de 2 anos: Este curso possui duração de 2 anos letivos, em que o primeiro ano é dedicado a um enfoque mais forte nos conteúdos básicos e estruturantes do aprendizado e, no segundo ano, os(as) alunos(as) possuem uma vaga garantida no curso Extensivo, caso queiram continuar e tenham o objetivo de prestar algum vestibular. Esta modalidade é mais voltada para você que já se formou no Ensino Médio há algum tempo e deseja voltar a estudar, mas precisa de uma boa revisão de conteúdos básicos ou até mesmo não se formou e deseja ter o seu diploma através da prova do ENCCEJA. Esta também é uma boa opção para estudantes que estão no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio e já estão pensando em começar a se preparar para os vestibulares.

 

Apoio