Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar - São Carlos

Curso pré-vestibular noturno para jovens e adultos em São Carlos.

Seja do corpo docente

Voltar

Para fazer sua inscrição em algum processo seletivo de monitores(as) ou professores(as) que esteja aberto atualmente, deverá ser utilizado o formulário de inscrição específico indicado no edital de seleção.

Lista de editais de seleção de docentes/monitores vigentes:


Seleção de novos/novas integrantes para o corpo docente - 2024.2
Para acessar o edital, clique aqui.
Para acessar o formulário de inscrições, clique aqui.
Para acessar as inscrições deferidas, clique aqui.

Áreas e vagas:

- Ambiente e Sociedade - 1 vaga de bolsista
- Biologia (Organismos)  - 1 vaga de bolsista 
- Linguagens (Redação) - 1 vaga de bolsista
- Química (Química Geral) - 1 vaga para bolsista 

Datas importantes:
- Período de inscrições - 11/04/2024 a 24/04/2024
- Realização da prova didática - 29/04/2024 a 03/05/2024
- Divulgação do resultado final - até 07/05/2024
- Início da atuação no projeto - a partir de 15/05/2024



Perguntas frequentes:

Quem pode atuar no corpo docente do cursinho?
Para ser um professor(a) ou monitor(a) efetivo(a) ou voluntário(a) do Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar do campus São Carlos, que é um projeto de extensão da universidade, é necessário:
- Ter vínculo como estudante de graduação ou pós-graduação da UFSCar;
- Ser aprovado(a) em um processo seletivo, que envolve uma prova escrita, uma prova didática e uma entrevista.

Posso manifestar meu interesse em participar do corpo docente do cursinho, mesmo sem que haja edital aberto?
Sim. Caso deseje manifestar seu interesse em trabalhar no Cursinho, nos contate pelo e-mail cursinho.saocarlos@ufscar.br. No e-mail, informe em qual(is) área(s) gostaria de atuar (veja as áreas de atuação do cursinho no link "Quem somos"). Após receberemos, por e-mail, sua manifestação de interesse, registraremos em nosso cadastro de possíveis futuros membros do corpo docente e lhe lhe contataremos caso haja um edital na área de atuação desejada seja aberto.

Os membros do corpo docente recebem bolsa para atuar no cursinho? Se sim, posso ser bolsista do cursinho e ter, ao mesmo tempo, outras bolsas?
Se você for aprovado(a) no processo seletivo como monitor(a) ou professor(a), você passará a integrar o corpo docente do cursinho como bolsista ou como voluntário, a depender do número de vagas de bolsista e voluntário prevista no edital. Os membros bolsistas graduandos recebem uma bolsa de extensão da universidade. Já os membros pós-graduandos bolsistas recebem bolsa FAI PIDICT, mas somente nos casos em que o cursinho possua disponibilidade orçamentária para o pagamento. As bolsas são pagas referente à atuação no cursinho entre março e dezembro, no valor vigente das bolsas de extensão e FAI, com carga horária de participação em atividades do cursinho de 12 horas por semana. O primeiro mês de trabalho caracteriza-se como um período de experiência. Por isso, não há pagamento de bolsa referente ao primeiro mês de atuação, a não ser que o projeto tenha um excedente de bolsas.
A bolsa do cursinho não pode ser acumulada com o recebimento de outras bolsas, exceto as bolsas de assistência estudantil da universidade, tais como bolsa alimentação e bolsa moradia.
Importante: Se você for aprovado(a) para participar do projeto como voluntário, você poderá assumir, posteriormente, uma vaga de bolsista caso haja disponibilidade.

Qual a diferença entre a atuação como professor(a) e como monitor(a) do cursinho?
No projeto, os integrantes e as integrantes do corpo docente atuam no trabalho pedagógico sempre em duplas – professor(a) e monitor(a) –, que são corresponsáveis por todas as atividades relativas ao ensino e à avaliação da aprendizagem dos(as) estudantes do cursinho. Para cada disciplina do cursinho, é prevista a atuação de uma dupla formada por um(a) professor(a) e um(a) monitor(a). Além das atividades previstas para todo o corpo docente, professores e monitores (veja a próxima pergunta frequente), caberá ao(à) professor(a) a regência da aula, com o apoio do(a) monitor(a). O(A) monitor(a) poderá, eventualmente e a partir do planejado e combinado com a sua dupla, assumir a regência de aulas, com o(a) professor(a) apoiando na função de monitor(a).

Quais atividades o corpo docente desenvolve no cursinho?
As horas de trabalho envolvem: o planejamento e preparação das aulas (professor/a e monitor/a) e das monitorias; o desenvolvimento das aulas, dentro da disponibilidade comum da dupla responsável pela disciplina; participação em reuniões da área da qual vocês fizer parte; participação de atividades de orientação pedagógica; participação nas reuniões gerais; e eventual participação em outras atividades esporádicas. Todas as atividades obrigatórias de segunda à sexta-feira são definidas de acordo com a disponibilidade do corpo docente, mas é prevista a indicação de um mínimo de horários de disponibilidade para a montagem de horários de atuação.

Qual o período de funcionamento do cursinho?
As aulas do cursinho ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h15. Além de participar das aulas neste horário, monitores e monitoras serão responsáveis, uma vez por semana (entre segunda e sexta-feira), pelas atividades de monitoria das 18h às 19h. Nesse horário, ocorrem aulas de exercícios e de revisão. Todas as aulas e atividades ocorrem em prédio de salas de aula da universidade (no ano letivo de 2023, tem ocorrido no AT5).
O calendário das aulas e das reuniões gerais, que são obrigatórias, é definido no início de cada ano letivo e, portanto, professores e monitores poderão reservar a manhã de um sábado por mês para tais reuniões.
 

Apoio