Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar - São Carlos

Curso pré-vestibular noturno para jovens e adultos em São Carlos.

Cursos Oferecidos

Voltar

Curso oferecido pelo cursinho UFSCar de São Carlos - 2022, com início no primeiro semestre

Em 2022, com início no primeiro semestre, estamos oferecendo o Curso Extensivo, que é o Cursinho tradicional. (240 vagas)

Até que a UFSCar autorize o retorno às atividades presenciais, as aulas serão exclusivamente online. Com certeza, até o final de abril, não haverá aulas presenciais. Quando tivermos autorização para as aulas presenciais, todos(as) que optarem serão transferidos(as) para as turmas presenciais. 

Para fazer parte das turmas presenciais, será obrigatória a apresentação de atestado de vacinação completa. Para a frequência às aulas, será obrigatório o uso de máscara.

Se houver retorno às atividades presenciais, pode ser que mantenhamos uma turma com aulas exclusivamente online para as pessoas que não tiverem interesse nas turmas presenciais. Essa decisão será divulgada juntamente com a divulgação dos resultados deste processo seletivo.

Veja as características do Curso a seguir:

Curso Extensivo (240 vagas)

Este é o cursinho que você já conhece, com duração de um ano letivo, que,  tradicionalmente, é chamado de Curso Extensivo. 
Este curso prepara os(as) estudantes para as provas do ENEM e dos vestibulares para ingresso na USP (Fuvest), UNESP e UNICAMP (universidades públicas e gratuitas do estado de São Paulo). Para isso, a programação de conteúdos e as competências exigidas no ENEM e nos outros vestibulares são abordadas nas disciplinas tradicionais das áreas de Ciências da Natureza e Matemática e das áreas de Ciências Humanas e Linguagens.

Mas, há alguns diferenciais em relação aos cursinhos tradicionais.

Quais são os diferenciais?

a. Além do professor ou da professora, todas as aulas têm monitores e/ou monitoras que podem apoiar sua aprendizagem durante as próprias aulas e em outros horários específicos.

b. Há disciplinas diferenciadas - o nosso curso extensivo apresenta um diferencial em relação aos cursinhos tradicionais por incluir algumas disciplinas das Ciências Humanas que, de maneira geral, não existem nos outros cursinhos. Essas disciplinas são Africanidades, Ambiente e Sociedade, Diversidade Sociocultural, Filosofia e Sociologia, que contribuem para o melhor desempenho na resolução de questões de Humanidades e Linguagens e abordam conteúdos privilegiados para a redação. Além disso, nestas disciplinas e em outras, procuramos garantir a abordagem de conteúdos fundamentais também para o exercício crítico da cidadania, tais como aqueles relacionados: aos problemas ambientais e suas relações com problemas sociais e econômicos; às diferentes formas de desigualdades e de discriminação presentes em nossa sociedade, como as discriminações por cor, raça ou etnia, de gênero, de orientação sexual, de classe social, de religião etc.

Como são organizadas as aulas deste Curso?

Há aulas regulares de segunda a sexta-feira, sendo que no período em que as aulas forem exclusivamente online (ensino remoto), haverá 04 (quatro) aulas ao vivo por noite, com duração de 50 minutos cada, no horário de 19h às 22h45 (com intervalos entre as aulas).

Se houver retorno para as aulas presenciais, continuaremos com quatro aulas por noite, mas no horário das 19h às 22h35. Neste caso, as aulas serão na UFSCar-São Carlos.

Nas aulas, sejam online ou presenciais, há sempre um professor ou uma professora, responsável pela condução da aula, e ao menos um monitor ou uma monitora em sala para tirar dúvidas durante a própria aula. 

Há monitorias de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h55, com aulas de exercícios, revisão de conteúdos das aulas regulares e plantões de dúvidas.

Você entrará em contato com os conteúdos dos três anos do Ensino Médio em um ano de aulas. Então, o ideal é que você reserve um tempo para estudar em casa e, assim, aproveite ao máximo as aulas regulares e as monitorias!


O que é necessário para frequentar o Cursinho?

É necessário já ter concluído alguma modalidade de Ensino Médio (Regular, Técnico ou EJA) ou estar cursando, em 2022, o terceiro ano de qualquer modalidade do Ensino Médio.
Também é necessário que você tenha como acessar as aulas online pela internet.